quarta-feira, 9 de abril de 2008

CONTRA O MARKETING

Calma, caros amigos do Marketing.

Não se assustem, pois não fiquei maluco para depor contra a profissão.
O título acima é apenas para chamar a atenção das pessoas envolvidas nesta área tão importante das ciências humanas.

Contra o Marketing estão trabalhando sim os péssimos profissionais e várias empresas de renome internacional que pecam constantemente nos requisitos básicos do tão falado e pouco praticado: Atendimento ao Cliente.

Eu e você somos clientes. Giramos o mercado. Compramos e consumimos bens e serviços. Geramos empregos. Pagamos impostos. Compomos o PIB.

Em recente apresentação na faculdade sobre o tema de Marketing Político, enfatizei que uma das questões que mancham a imagem da “Pessoa de Marketing” é justamente o produto (candidato) o qual ela está desenvolvendo um trabalho para apresentar ao mercado (público eleitor),
Isso ocorre principalmente porque a opinião pública tem uma visão própria (negativa) sobre a política e os políticos de uma maneira geral.
Automaticamente o profissional que atua nessa área é visto como alguém que pactua e faz parte daquilo (política+políticos) para quem ele trabalha na busca de melhorar a imagem para vender ao público consumidor(eleitores).

Não vou entrar no mérito da questão. Apenas pincelei o assunto para demonstrar o quanto incipiente é o terreno em que atuamos. Podemos vender a imagem da nossa instituição, mas se alguém falhar em qualquer ponto deste intricado processo a pessoa do Marketing será o alvo principal.

Voltando á questão do Atendimento ao Cliente (ou como gostaríamos e deveríamos ser atendidos), encontrei um site muito interessante que mostra a verdade relatada acima.

Profissionais e Empresas que trabalham Contra o Marketing.

Todo aquele mundo que criamos em cima das teorias do Dr. Kotler e outros autores, simplesmente vão por água abaixo na realidade do dia a dia dos consumidores, porque como você poderá constatar em visita ao site "RECLAME AQUI", uma infinidade de clientes estão diariamente insatisfeitos.
E muito! E bota muito nisso!!!

Eu estava pesquisando a tecnologia banda larga via celular, para possivelmente fazer uma contratação do serviço e me deparei com a indignação de um usuário que me alertou sobre o perigo de entrar nessa "roubada" segundo seu próprio depoimento no site. http://www.reclameaqui.com.br/reclamacao/?id=9505dbb81d9cf8eea908004ba92a2a5cbe1a0062

Advinha se vou me aventurar nessa empreitada?

A Internet sem dúvidas veio fazer uma verdadeira revolução na vida das pessoas de uma maneira geral e em todos os sentidos.
Cada dia mais, participamos ativamente e interagimos de forma concreta com a realidade do mercado e do mundo.
É preciso tirar lições dessa interatividade e buscarmos as soluções necessárias para um melhor convívio entre Mercado e Consumidores.
Entre o que eu quero e o que me oferecem.
É preciso minimizar o espaço que separa o que se PROMETE daquilo que se ENTREGA.

Aqui entra toda a sensibilidade do Profissional de Marketing que deve estar atento aos detalhes do dia a dia. Ouvir o que diz o mercado e buscar respostas para atendê-lo.
Todo o esforço corporativo e bilhões de investimentos vão literalmente pelo ralo pela simples falta de observar melhor o que cada indivíduo consumidor está gritando todos os dias para os Profissionais e Empresas. E é aí que mora o perigo.

É preciso ter voz e ferramentas para que o cliente seja ouvido, e a internet com sites como esse: http://www.reclameaqui.com.br/ somado a divulgação de seu conteúdo é que irão ditar o que as Empresas e os Profissionais deverão fazer para "Encantar e Manter Clientes", pois como diz o velho chavão: Quem não dá assistência abre pra concorrência!

Guardem em seus favoritos e usem todos os dias.
Mais do que isso participem, divulguem, repassem, orientem, transmitam informação e conhecimento.

Porque tem uma pergunta que não quer e não deve nunca calar:
As Empresas existem para atender necessidades e expectativas dos Clientes ou os Clientes existem apenas para sustentar o lucro dos acionistas á qualquer custo?


Amigos do Marketing arregacem as mangas, pois trabalho é o que não falta.

Abraços e até a próxima,

Paulo Nei

2 comentários:

Silvio (Guarulhos-SP) disse...

Paulão é isso ai, parabéns pela iniciativa, Abraços Silvio Santos

Luciana disse...

olá Paulo, gostei muito bom parabéns ...